I N M E R S I O N

Você sabia que a torra do café é fundamental para compor o sabor dele? A torra do café é um dos passos mais importantes na fabricação desta bebida. Uma boa torra é aquela que realça as melhores características de sabor, aroma, acidez, corpo, finalização e equilíbrio de cada tipo de grão. E isso só é possível de ser obtido pelo tempo em que o grão fica em cada temperatura. O mesmo grão de café gourmet terá características muito diferentes conforme o ponto de torra usado.

Os níveis de torra podem ser diferenciados pela cor do grão de café e o aroma. A torra pode ser clara, média ou escura.

TORRA CLARA DO CAFÉ:

Acentua acidez e aroma com suavidade do sabor. Portanto, ela acentua a acidez cítrica e os aromas florais do café, enquanto diminui o seu amargor. Ao diminuir o tempo de torra, o processo reserva os óleos aromáticos dos grãos, produzindo um café menos encorpado e mais seco, de sabor mais suave. Ideal para máquinas de café expresso.

TORRA MÉDIA DO CAFÉ:

Ponto de equilíbrio entre a torra clara e a escura. Neste caso, o resultado é de um amargor, aroma, acidez e corpo equilibrados, e em tonalidades diferentes que vão do marrom ao vermelho. Dessa forma, o café fica mais encorpado, com sabor aveludado, menos ácido, rústico e mais intenso, prolongando o sabor na boca. Essa torra é perfeita para um café coado em filtro de papel ou coador de pano.

TORRA ESCURA DO CAFÉ:

A torra escura produz um café mais forte, com o menor nível de acidez, mais amargor e menos corpo. Isso porque os óleos são preservados no grão, auxiliando a acentuar o sabor e aroma da bebida. Em relação à cor, as tonalidades são obviamente mais escuras, em tons amarronzados fortes. No entanto, é fundamental prestar mais atenção à queima dos grãos, para que os grãos sejam bem torrados, sem ser queimados.

Deixe um comentário

Categorias

X